Categories
Led

O que é a classificação IP das lâmpadas led?

Aprenda o significado do termo IP nas lâmpadas de led e saiba um pouco mais sobre o produto antes de realizar suas compras.

A classificação IP das lâmpadas led significa o nível de proteção que um aparelho possui contra objetos sólidos e líquidos. Ela representa a profundidade de imersão do aparelho, bem como a exposição a jatos de água e temperatura.

Da mesma forma, o grau de proteção é denotado por dois números: O primeiro número para proteção contra partículas sólidas e o segundo número para proteção contra entrada de líquidos.

Sendo esse o caso, existem várias classificações de IP para luminárias leds que descrevem o grau de exposição que podem suportar. Alguns exemplos:

  • IP69-K
  • IP68
  • IP67
  • IP66
  • IP65
  • IP54
  • IP44
  • IP43
  • IP40
  • IP30
  • IP20

Não se pode ignorar o fato de que o índice IP69-K é o mais alto grau de proteção para luminárias. Lâmpadas com classificação IP68 também são adequadas nas condições climáticas adversas.

Mais fatores de proteção

As lâmpadas leds com classificação IP67 significam que estão protegidas contra poeira. Da mesma forma, esses aparelhos têm proteção total de contato, denotando que foram protegidos de jatos de água em todas as direções.

Para esse efeito, a água não terá impacto sobre essas luminárias ao entrar em contato com elas em qualquer direção. A única limitação é que essas luminárias têm uma imersão de curto prazo, 12 minutos, em uma profundidade de água de até um metro.

Acima disso, a água pode penetrar esses acessórios nos componentes internos.

Além do mais, uma imersão de cerca de um metro de água não fará com que grandes quantidades de água entrem no dispositivo e afetem seu funcionamento.

Vale destacar que modelos IP67 não devem ser submersos na água por longos períodos. Isso os torna adequados para áreas externas expostas aos líquidos com moderação.

É por isso que eles podem não funcionar em locais onde há geadas severas, fortes nevascas, chuvas e altas flutuações diárias de temperatura.

IP69K: A classificação mais resistente

Por outro lado, as lâmpadas led impermeáveis com classificação IP69K podem suportar lavagens na alta temperatura e alta pressão. Essas luminárias são protegidas contra poeira e têm o mais alto nível de proteção em comparação com outras classificações IP.

Elas têm proteção total de contato que garante que a água não pode entrar no aparelho em qualquer direção. Há capacidade de uma imersão de longo prazo em água cuja profundidade é superior a um metro.

Possui proteção contra limpeza por jato de vapor, ou seja, água cuja temperatura é de até 90 graus Celsius. Como consequência, pode ser usada em regiões externas, sempre exposta a grandes quantidades de água.