Categories
Blog Sudorese

Hiperidrose nos pés: Dicas para diminuir o excesso de suor

Quais são as melhores formas práticas para diminuir a incidência da hiperidrose nos pés e ficar com a sola seca, sem odores desagradáveis?

Quase um terço dos brasileiros se queixa de pés suados (ou, hiperidrose nos pés) – os homens são mais afetados por pés suados do que as mulheres. Hoje vamos mostrar algumas maneiras de pelo menos acabar com os odores desagradáveis e manter esta parte do corpo mais seca.

Parece pouco atraente, mas é verdade: Nos dias quentes de verão nossos pés produzem um copo inteiro de suor! Se a umidade não puder evaporar as bactérias começam a trabalhar. O resultado: Pés suados, coloquialmente também chamados de pés de queijo.

Fibras naturais contra os pés suados no outono

Mas, não apenas o verão tem suas armadilhas. Muitas pessoas também sofrem com os pés suados no outono. A pele não consegue respirar com botas e meias de lã hermética e as palmilhas térmicas aumentam a transpiração.

Os pés molhados são suscetíveis a germes. O risco de fungos nos pés e nas unhas aumenta por causa da hiperidrose.

Dica: Meias e sapatos feitos de fibras naturais, como algodão e couro, são respiráveis ​​e absorvem melhor a umidade.

Casca de carvalho contra pés suados: Um banho dos pés em casca de carvalho é considerado remédio caseiro para hiperidrose.

Pés suados? Mude seus sapatos!

Alguns pés suados são tão ruins que as pessoas jamais se atrevem a tirar os sapatos. Para aliviar o problema evite produtos sintéticos – tanto sapatos como meias. Não use os mesmos chinelos favoritos em dias consecutivos.

Também é útil utilizar um antiperspirante, que funciona como uma espécie de desodorante aos pés com mais poder ativo para bloquear a incidência de suor.

Andar descalço ou de sandália reduz o risco de ficar com os pés suados. Se isso não for possível os pés deverão poder respirar – use sapatos de couro ou linho.

Mude todos os dias de calçado para que cada par possa secar por 24 horas.

Palmilhas de cedro (farmácia) efetivamente matam bactérias. Substitua as solas assim que elas começarem a cheirar mal.

Meias são necessárias em sapatos fechados. Evite um alto teor de poliéster e meias de nylon. É importante lavar as meias a 60 graus para que bactérias sejam mortas e os pés suados não tenham chances de serem contaminados!

Banhe os pés suados

Banhos para os pés com casca de carvalho (farmácia) também ajudam contra os pés suados. Para fazer isso, coloque 250g em 3 litros de água fervente, deixe ferver por 20 minutos, coe e, depois de esfriar, banhe os pés.

Com este procedimento as glândulas sudoríparas dos pés se contraem devido ao ácido tânico.

Solução no mercado

Polvilhe 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (supermercado) em seus sapatos, retire os restos após o uso.

Ou, adicione 1 colher de sopa de pó desinfetante ao último ciclo de enxague enquanto lava as meias – então as meias ganham poder anti odor natural e você controla os pés suados.

Enfim, esperamos que com estas dicas a hiperidrose nos pés não seja mais um problema na sua vida.