Categories
Saúde

Desafios da iluminação efetiva para hospitais

Descubra os principais problemas da eficiência energética das soluções de iluminação para hospitais e centros de saúde ao redor do mundo.

Hospitais gastam milhares de dólares por cama com eletricidade a cada ano. Com um custo operacional tão alto não é de admirar que muitos centros hospitalares estejam buscando economizar energia.

Reduzir o consumo de energia nos hospitais exige habilidade e coordenação, mas os resultados podem economizar dinheiro e até ajudar os pacientes no processo de recuperação.

O setor de saúde é complexo. Ao perseguir o nobre objetivo de salvar vidas os hospitais têm necessidades únicas. Para um setor que consome muito mais energia do que a maioria pode ser difícil fazer tudo funcionar com eficiência.

Vários fatores tornam difícil obter operações com eficiência energética em ambiente hospitalar. Alguns são demonstrados abaixo:

Operação em 24 horas por dia

Os pacientes precisam de cuidados em todas as horas e os equipamentos que salvam vidas exigem fontes de alimentação constante.

Embora a maioria dos edifícios de negócios possa ser mais eficiente em termos de energia, limitando o uso fora do horário comercial, não há tempo de folga para os estabelecimentos de saúde.

A operação 24h pode atrasar as atualizações da tecnologia. Qualquer trabalho em sistemas de energia no edifício deve ser coordenado para não interromper as atividades diárias.

Mesmo o trabalho em um paciente internado ou numa sala de atendimento deve ser coordenado com os gerentes da equipe e funcionários da instalação.

Segurança e saúde

Ao iniciar iniciativas de eficiência energética os gerentes das instalações e os parceiros de energia devem estar cientes do ambiente sensível.

A saúde e a segurança de pacientes, funcionários, visitantes e outras pessoas devem ser uma consideração central em todo projeto. Precauções extras necessárias podem tornar os projetos de eficiência energética mais demorados, totalmente dispendiosos.

Contaminação

A contaminação pode ser uma preocupação de segurança que atrasa novos projetos de energia. Os contratantes de energia precisam ser criativos ao encontrar áreas de trabalho e locais de armazenamento para trabalhar de mãos dadas com a equipe para não impactar o atendimento ao paciente.

Consultores de energia precisam trabalhar com o departamento de controle de infecção de um hospital para manter os pacientes seguros. Uma etapa comum é garantir que a equipe receba vacinas contra a gripe e seja vacinada.

A qualidade do ar é outra preocupação crucial. Os projetos de construção devem usar carrinhos de contenção para coletar poeira durante o trabalho e as partições podem ser usadas para separar áreas nas quais o trabalho está em andamento.

Os trabalhadores também devem tomar cuidado para não bloquear o acesso a áreas ou aos equipamentos críticos.

Além disso, a iluminação pode ter um impacto direto na segurança muito tempo após a conclusão do projeto.

Funcionários e pacientes da unidade viajam entre o hospital e seus veículos a qualquer hora do dia e da noite. É necessário ter iluminação adequada para que todos se sintam seguros entrando e saindo da instalação, independente da hora.

Para facilitar à eficiência energética o melhor é sempre usar soluções led para iluminar o hospital por dentro e fora.