Categories
Led

O que é uma lâmpada led?

Descubra o significado de uma lâmpada led e as razões para essa ser a próxima tendência em matéria de iluminação global.

Led é a sigla para diodo eletroluminescente. O princípio de operação é baseado nas características particulares dos semicondutores. Para ilustrar, representa o oposto dos painéis fotovoltaicos que transformam luz em eletricidade. Ou seja, consiste na eletricidade que se transforma em iluminação.

Este diodo é integrado em um circuito elétrico, ocupando muito pouco espaço. Leds existem tanto para operar na rede de 230V (substituição de outras lâmpadas) quanto em baixa tensão (12 V).

É um produto com muitas possibilidades, podendo ter as mais diversas formas e aplicações.

Muito esforço científico está sendo feito para melhorar essa tecnologia. O progresso nos últimos anos é substancial tecnicamente. Alguns falam mesmo de revestimentos de parede, tipo tapeçaria, que poderiam servir de iluminação.

Como eram os primeiros leds?

Se as primeiras versões das lâmpadas leds tinham cores frias e azuis, não ideais para os olhos, agora existem muitas variações possíveis, o que pode ser uma vantagem para criar estados de espírito particulares.

Portanto é necessário prestar atenção ao tipo de lâmpadas a selecionar para a própria iluminação. Cores quentes estão disponíveis, assim como as tendências mais frias.

Este tipo de lâmpada gera pouco calor e não emite raios ultravioleta. Entre as principais vantagens das lâmpadas leds se destacam pontos como por exemplo:

  • 100 mil horas de duração dependendo dos modelos;
  • Acendimento instantâneo;
  • Fácil de mudar a intensidade sem perder eficiência;
  • Ausência de poluição por radiofrequência;
  • Não é muito sensível a ciclos de liga e desliga;
  • Todos os tipos de cores;
  • Ausência de mercúrio;
  • Consumo de energia muito baixo.

Por que leds duram por mais tempo?

Na verdade sua vida útil depende da capacidade de não aquecer. Toda a arte dessa tecnologia é emitir luz de um lado e do outro, evacuando o calor, mesmo que seja muito fraco em comparação com as incandescentes.

As lâmpadas de led podem ter a vida útil reduzida se forem usadas sem ventilação adequada. Por se tratar de um chip integrado num circuito elétrico sua reciclagem deve ser feita por meio de produtos eletroeletrônicos convencionais.